Intenção do padrão normativo


SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Demonstrar ao cliente e ou partes interessadas, a capacidade da empresa em atender os requisitos contratuais e ou determinados pela organização, dos produtos ou dos serviços.

Esforços de implantação do Sistema da Qualidade / ISO 9001

Os maiores esforços, evidentemente são durante a implementação do Sistema da Qualidade. O tempo de implementação varia de empresa para empresa, dependendo das “boas práticas” já estabelecidas e formalizadas. Após a implementação a tendência é de se absorver naturalmente as sistemáticas implantadas. Resumidamente, podemos considerar os seguintes esforços:

Deve ser escolhido um coordenador para Sistema.
Deve ser definido e conscientizado um grupo de gestores, para implementação das sistemáticas planejadas.
O padrão normativo exige poucos documentos para padronizar algumas sistemáticas. É usual mapear a empresa em processos organizacionais e documentá-los também.
Uma vez implantado o Sistema da Qualidade, deve-se estabelecer uma sistemática de auditorias periódicas, para manutenção do mesmo e identificação de oportunidades de melhorias.

Benefícios do Sistema da Qualidade / ISO 9001:


A expectativa da implementação do Sistema da Qualidade é de trazer a sua empresa:

Políticas e metas empresariais bem definidas e de conhecimento de todos os colaboradores.
Controle da organização em base matemática, através do estabelecimento de objetivos por processos organizacionais e monitoramento periódico do desempenho do pessoal envolvido.
Ter as boas práticas, experiências acumuladas, preservadas e controladas pela documentação gerada.
Envolvimento de todos os colaboradores na realização de tarefas padronizadas, evitando perdas e erros nos produtos e serviços.
Harmonização do ambiente organizacional.
Maior qualificação e conscientização do pessoal e partes envolvidas.
Reconhecimento da comunidade, clientes, fornecedores e partes interessadas, da capacidade da empresa na garantia da qualidade dos produtos e serviços.
Gestão formalizada dos processos organizacionais.

Diagrama de Gestão de Processo

VEJA TAMBÉM